Rugby Nordeste entrevista o presidente da FENERU: Franco Fiaschi

Em 2015  a FENERU se formalizou e apresentou sua visão para o rugby nordestino, tendo como seu principal torneio o Nordeste Super XV. Além deste, a Federação Nordestina de Rugby promoveu o Nordeste Super Tens (rugby ten-a-side) e o Desafio de Rugby entre as Seleções da Liga Norte e da FENERU. Hoje vamos publicar a entrevista realizada com o Sr. Franco Fiaschi, atual presidente da da FENERU e treinador do Natal Rugby.

Rugby Nordeste: Qual o balanço do ano, dos projetos realizados pela FENERU em 2015: Super XV, Super Tens e o desafio entre Liga Norte e Feneru?
Franco Fiaschi:O Super XV 2015 foi ótimo, por ter sido sua primeira edição e ter garantido vaga para a disputa de um jogo de acesso para a Taça Tupi 2016. O jogo das Seleções Norte x Nordeste teve um respaldo muito grande no país e espero podermos dar continuidade a este projeto.

RN: O que podem nos falar sobre os projetos que a FENERU realizará para 2016 ?
FF: Em 2016 pretendemos ter o Nordeste Super XV com início em 20/02, etapas do Super 7’s, e no dia 23/01 a realização da I Copa Natal de Beach Rugby em Natal-RN.

RN: Como será a gestão e organização do Nordeste Super XV? Já temos uma data de início? O torneio terá alguma chancela da CBRU e dará acesso para outras competições?
FF: O torneio terá início dia 20/02. E o campeão terá direito a participar do jogo de acesso à Taça Tupi 2017.

RN: A competição adotará as condições da CBRU, como seguro obrigatório?
FF: Sim. Adotaremos o cadastro CNRU para todas as equipes participantes e o seguro obrigatório, para garantir segurança aos atletas, maior transparência e organização da competição.

RN: Quais clubes confirmaram  participação na competição de 2016? E qual será o modelo de disputa?
FF: Serão 11 clubes nesta edição. Em 2 grupos 4 equipes e um grupo de 3 equipes, e depois quartas, semis e final. Em breve divulgaremos o calendário completo.

RN: Quais os projetos para formação de árbitros nordestinos a FENERU realizará para a coberturas das suas competições.
FF: É muito importante a evolução dos árbitros na nossa região. Estamos em contato com a CBRU para nos organizar nesse sentido. Provavelmente já em 2016 um árbitro será avaliado pela CBRU.

RN: O que vc pode falar sobre os torneios de rugby 7’s? A FENERU adotará o Ne 7’s, ou criará um torneio distinto para a região?
FF: O rugby 7’s é muito impotente para região. Então estamos definindo datas e locais para a disputa de torneios de rugby 7’s.

RN: Quais os planos para as atividades do segundo semestre de 2016? Novos “Desafios de Rugby” entre selecionados de mais regiões?
FF:  No segundo semestre esperamos poder ter etapas de rugby 7’s e novamente o “Desafio de Rugby”. Além do time campeão do Nordeste Super XV competindo na Taça Tupi 2016.

Essa foi a entrevista com o presidente da FENERU sobre a temporada 2016. O calendário oficial do rugby nordestino se iniciará no próximo sábado (23/01) com a  I Copa Natal de Beach Rugby, patrocinada pela Faculdade Maurício de Nassau.

Texto: Frederick Brandão.
Fotos: FENERU.

Publicado em 22/01/15

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *