-
29.09.15 16h
ORI
TAL12
17 -
18.07.15 09h
ARA
ORI12
06 -
20.06.15 10h
TAL
ARA31
14 -
13.06.15 15h
PAR
PIA42
05 -
30.05.15 15h
ASA
NAT07
56 -
16.05.15 15h
PAR
AMA36
0 -
09.05.15 14h
ORI
ARA50
10 -
11.04.15 14h
SER
ORI12
49 -
11.04.15 14h
NAT
TAL08
05 -
11.04 14h
AMA
PIA03
11 -
28.03.15 14h
PIA
PAR05
19 -
21.03.15 15h
ARA
SER29
05 -
21.03.15 14h
TAL
ASA24
14
- Vai começar a temporada 2016 do Rugby Mato Grossense
- CE Na.For e Sertões RC se enfrentam pelo Ne Super Rugby XV
- Taça Cerrado começa neste final de semana!
- Parnaíba RC derrota Amaru pela NE Super Rugby XV
- Asa de Arapiraca RC vence Serigy RC fora de casa e lidera Grupo C
- RN Na.For Rugby vence primeira na NE Super Rugby XV
- Muitas estreias em Fortaleza: Tubarões enfrenta Rio Grande do Norte NA.FOR pelo Nordeste Super XV
- AMARU enfrentará Parnaíba RC pela NE Super XV 2016
- Serigy RC e Asa de Arapiraca RC se enfrentarão pela Ne Super XV
- Entrevista com Danyela Alves, vice-presidente da FGRu
LIGA x FEDERAÇÃO – A Divisão do Rugby do Mato Grosso do Sul
- Updated: 10/07/2015

No Brasil, o rugby começou a dar sinais de crescimento há pouco tempo. E com a inclusão do rugby 7’s como modalidade olímpica – que estará presente nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 – o esporte teve suas dimensões ainda mais acentuadas.
Ainda que os holofotes da Confederação Brasileira de Rugby – CBRu – estejam voltadas para apenas alguns estados da Região Sudeste (SP, MG, RJ) e Sul (PR e SC) do país, o rugby está presente em todos os estados país.
O rugby está presente há mais de uma década no Mato Grosso do Sul, e atualmente o estado conta com muitas equipes:
– Campo Grande Rugby – de Campo Grande;
– Corumbá Rugby Clube – de Corumbá;
– Dourados Rugby Clube – de Dourados;
– Frontera Rugby Clube – de Ponta Porã;
– Guaicurus Três Lagoas Rugby Clube – de Três Lagoas;
– Mirmidões Rugby – de São Gabriel do Oeste;
– The Dragons Rugby – de Maracaju;
– Itaporã Rugby Clube – de Itaporã;
– Cedro Rugby – de Cassilândia.
Há pouco tempo atrás, a maioria dessas equipes estavam federadas junto a Federação de Rugby de Mato Grosso do Sul (FRMS) – a entidade máxima do rugby no estado.
Contudo, no dia 30 de maio de 2015, o rugby no estado foi dividido.
LRMS
Insatisfeitos com a gestão da FRMS, as equipes: Mirmidões Rugby, Dourados Rugby, Cedro Rugby, Corumbá Rugby, Frontera Rugby, Itaporã Rugby e The Dragons Rugby, se reuniram, e com a presença de mais de 50 integrantes, fundaram a Liga de Rugby do Mato Grosso do Sul – LRMS.
Raphael Sousa, Secretário de Mídia da LRMS, aponta a insatisfação das equipes com a federação como determinante para a criação da Liga:
– A iniciativa de criar a Liga se deu por causa de diversas situações, em que as equipes do interior não se sentiram respaldadas pela Federação. Além das divergências políticas, a burocracia e algumas decisões administrativas, que foram equivocadas e prejudicaram a evolução e fomento do rugby no interior do estado, que foram decisivas para tomada da decisão de criar a Liga.
Raphael Sousa afirma ainda que “a intenção da LRMS não é de causar atrito algum com a FRMS e que desejam apenas executar ações de forma mais democrática”, embora ambas não possuam ligação e agirem de forma autônoma e separadamente. Ademais, uma das missões da LRMS é desenvolver e expandir o rugby em todo o estado com excelência, organização, transparência e, acima de tudo, união.

Taça Corumbá 7’s 2015
A LRMS realizou neste semestre a Taça Corumbá de rugby 7’s, que foi o primeiro evento organizado pela Liga. Além disso, se estuda a possibilidade de executarem uma etapa na cidade de uma das ‘novas’ equipes, possivelmente em Cassilândia, casa do Cedro Rugby, clube recém criado.
Atualmente a Liga é presidida por André Medina (Mirmidões Rugby) e a vice-presidência é composta por um conselho formado por representantes de todos os clubes que compõem a LRMS.
FMRS
Por outro lado, a Federação de Rugby de Mato Grosso do Sul – FRMS – liderado por Daniel Figueiredo, alega falta de condições e que todo o possível, fora feito.
– A Federação não se opõe à criação da Liga. Ela se deu por descontentamento de alguns clubes com o trabalho de gestões anteriores da FRMS e, de fato, pouco foi feito pela Federação, entretanto, foi o máximo possível, dada as circunstâncias – poucos recursos e poucas pessoas interessadas em ajudar – em que a Federação se encontrava.
Daniel afirma que “a FRMS tem uma posição bastante definida em ser a entidade máxima do rugby em Mato Grosso do Sul e desde que assumi o posto na entidade, abri as portas para todos os interessados”.
E reitera a necessidade da filiação dos clubes junto à Federação.
– É importante para o crescimento e desenvolvimento do Rugby no MS que os clubes se filiem à FRMS, uma vez que a Confederação Brasileira (CBRu) trata com Federações – entidades máximas estaduais.
Daniel garante que ficará à frente da Federação até o final de 2016, data que ocorrerão novas eleições, porém sua principal meta vai muito além.
– O principal objetivo da FRMS será de reunificar o esporte no estado e fomentar incansavelmente as categorias de base, com inclusão do Rugby nas escolas e cursos específicos para os clubes reterem esses futuros novos atletas, além de torneios e festivais em categorias juvenis.
Embora FRMS e LRMS não estejam unidas, ambas buscam algo em comum: o crescimento do Rugby. O estado do Mato Grosso do Sul só tem a ganhar com esse “desentendimento caseiro”, os bons frutos dependerão da maneira como lidarem com essa nova situação.
Texto: Thiago Takemori
Nicolau Clarindo
10/07/2015 at 22:33
A Fala do Presidente da FRMS é a mesma fala dos representantes da FECARU (Santa Catarina), que presidem a federação desde que criaram, a unica diferença é que em SC os clubes que estão insatisfeitos não se envolvem e não querem fazer o mesmo que a LRMS, parece que tem medo de algo, e a federação de SC acaba sempre favorecendo 2, 3 equipes.